nem-caroco-nem-casca-lettering-small

Identidade desenvolvida para o projeto “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas”, documentário que conduz o espectador para uma viagem ao interior do Brasil.

O ponto de partida é o centro da cidade de Viana – Maranhão; e o destino são seis quilombos ligados por uma única estrada.
Quilombos são comunidades formadas por escravos quando conseguiam fugir dos senhores de engenho. Criavam suas casas e suas famílias às escondidas, enquanto lutavam pela resistência de sua cultura e a busca pela liberdade.  Esses quilombos existem até hoje, e seus residentes – os quilombolas – permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência.

lettering-referencia

O lettering possui origem do registro tipográfico manual e original da região, tendo como referência fotos dos próprios Quilombos.  Tendo como princípio os métodos manuais, foi dessa maneira que a identidade foi desenvolvida: com pincéis e tinta.

O lettering traduz então essa origem registro rústica e única, com formato total arredondado, reforçando o formado de centro/foco, o centro da fruta.

Abaixo represento de forma simples as etapas de criação e refinamento dos estudos para o lettering.
letteringestudos
Para cada comunidade foi também desenvolvido o lettering representante.
lettering-comunidades
foto03
foto01
nem-caroco-nem-casca-banner1

Projeto de identidade desenvolvido em parceria com a Glóbulo.